Carmélia Cândida e José Roberto Pereira são homenageados pela E.E. Clóvis Salgado

No dia 7 de dezembro de 2017, após muitos anos, retornei à Escola Estadual Clóvis Salgado, onde estudei de 1ª a 4ª série, primeiros anos do ensino fundamental. Não. Não foi a primeira vez  em que estive na escola após ter terminado meus estudos lá. Mas foi a primeira vez que voltei como escritora, para receber uma homenagem.

Durante o ano, a escola desenvolve diversos projetos literários. Um deles, em 2017, foi o estudo de escritores pará-minenses, e minhas produções, juntamente com as de José Roberto Pereira, meu amigo e parceiro nas artes e na vida, foram escolhidas como objeto de estudo. Na finalização do projeto, estivemos presentes para um agradável bate-papo com os alunos. 

Estivemos na escola nos dois turnos.  Sempre que vou ao Clóvis, sou tomada por lembranças e por terna nostalgia. Vou entrando e me vejo ali, criança entusiasmada e ávida pelos conhecimentos que ia adquirindo naquele lugar, para mim mágico. Vejo-me no pátio, na fila, no refeitório, na biblioteca, me apresentando nos auditórios. Gosto de olhar as salas em que estudei. Enfim, são muitas lembranças que vão se misturando em minha mente.

No dia 7, tudo isso se repetiu. E, ao ver a escola tão bem preparada para receber ao José Roberto e a mim, ao me ver em diversos murais espalhados por toda a escola, com fotos, informações, textos meus e trabalhos dos alunos relacionados às minhas produções, a emoção que sempre toma conta de mim quando estou ali foi intensificada. Fiquei muito emocionada. E feliz. Porque foi ali que aprendi a ler, foi ali que utilizei pela primeira vez uma biblioteca, ali declamei tantas vezes e participei de tantos números artísticos. Ali tive experiências que foram importantes para que eu chegasse onde estou, porque o que se vivencia na infância é decisivo para toda a nossa vida.

Quando eu estudava ali, não imaginava voltar um dia na condição em que voltei no dia 7. José Roberto e eu recebemos homenagens e muito carinho. Tanto as educadoras quanto as crianças nos receberam muito bem. E como se mostraram alegres com nossa presença! Vimos o capricho, o entusiasmo e o cuidado em cada detalhe. Ficamos à vontade, e sem vontade de ir embora…

Sem falar na alegria de encontrar três colegas do meu tempo de escola no Clóvis, Jeanne Menezes,  Elaine e Alessandra, o que me fez sentir mais em casa e mais perto dos meus anos ali.

Enfim, foi uma alegria estar nessa escola que me é tão querida. Parabenizo a equipe responsável pelo projeto e, de forma geral, a escola pelos trabalhos que desenvolve. Parabenizo os alunos que preparam apresentações sobre nossas produções. E agradeço a todos pelo carinho para conosco.

Obrigada!

1

456910111213

14

Naiane, bibliotecária, falando sobre o projeto. Obrigada pelo convite, Naiane!

15

José Roberto, eu e os alunos.

Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em Diversos, Eventos, literatura, Pessoal e marcado , . Guardar link permanente.

2 respostas para Carmélia Cândida e José Roberto Pereira são homenageados pela E.E. Clóvis Salgado

  1. Parabéns Carmélia! Para você e José roberto. Também estudei no Clóvis Salgado, na minha infância. Lembro-me de uma escola esquecida, sem muros, vidros quebrados e o José Porfírio a reformou, lá pelos anos 1976.
    Desejo-lhes muito sucesso,
    Abraços,
    Joandre.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s