Águas Passadas – Escritoras de Pará de Minas contam histórias…

Nenhum texto alternativo automático disponível.Águas Passadas, um livro de contos organizado por Fátima Peres e Terezinha Pereira, reúne 16 escritoras pará-minenses cujas narrativas são de natureza diversa e por isso mesmo se completam. Alguns nomes já são conhecidos e admirados do público leitor, outros chegam para serem descobertos. Se alinham, por exemplo, ao gênero memorialístico com fragmentos de histórias pessoais, familiares e mesmo de um passado mais remoto, contos como La mia nonna, de Adélia Salles; De volta à infância, de Maria de Fátima Moreira Peres; Memorial de Ana, de Regina Marinho; e Chuva de prata, de Tita Lima e Silva.

Outros, enveredam pela intimidade conflituosa da condição feminina e falam de abuso, de violência e solidão, ou desvelam novos aspectos dessa mesma intimidade, mirando a poesia e a superação. Como nas narrativas intituladas O caso do vestido queimado, de Terezinha Pereira; Conto de Maria, de Andréa Moreira; Em um ritual outonístico, de Sandra Aguiar; Um olhar para Antônia, de Carmélia Cândida; Da noite para o dia, de Malluh Praxedes; Nus, de Renata Teixeira da Silva; A menina elástico, de Regina Capanema de Almeida; e As asas da serenidade, de Hila Flávia.

Completando o colorido mosaico dos textos, alguns arriscam corajosamente pelo clima do fantástico e da alucinação, como Relâmpago, de Lígia Muniz; e A Medina e os faunos, de Angela Maria Xavier; a que se somam ainda à singela e mágica história de uma garotinha chamada Pipoca em Pipoca e as sementes mágicas, de Conceição Cruz e O lado oculto, de Déa Miranda.

SOBRE FÁTIMA PERES

Maria de Fátima Moreira Peres nasceu em Pará de Minas em 31 de março de 1958. É formada em Jornalismo pela UFMG, em Letras/Licenciatura pela PUC-Minas e Mestre em Literatura pela mesma universidade. Atualmente é pesquisadora do Grupo de Pesquisa Letras de Minas (UFMG/CNPq) e editora do jornal Mulheres em Letras onde também publica artigos acadêmicos, contos, entrevistas, entre outros.

Publicações: A história dos supermercados e seus personagens (2010), é uma das organizadoras do livro: Arquivos Femininos – literatura, valores, sentidos (2014) e do Bianuário da Academia de Letras de Pará de Minas (2017). Tem contos e artigos literários publicados em diversas antologias, anais de congressos e revistas de crítica literária, inclusive em Portugal.

SOBRE TEREZINHA PEREIRA

Terezinha Pereira nasceu em Pará de Minas, MG, em 1948. É graduada em Letras pela UFMG, pós-graduada em EAD, pelo SENAC/MG. Pesquisadora de autores pará-minenses, organizadora do livro Pará de Minas em tempo de literatura- ensaios: escritos e escritores, 2012. Participa de diversas antologias publicadas no Brasil, Uruguai, Portugal e Itália. Premiada em concursos de contos e romances realizados no Brasil, em Portugal e na Itália.

Publicações: Em Confidência (romance) Belo Horizonte: Mazza Edições,2000; A última folha (tradução do conto The least Leaf de O. Henry). São Paulo: Cone Sul, 200; Se uma pianista numa noite branca…Cadernos Literários 1-(contos). Pará de Minas: Academia de Letras de Pará de Minas-jornal Diário, 2004; Contemplação (contos) Itaúna: Associação dos Escritores de Pará de Minas, 2005; A copa do mundo sumiu: o caso dos sumiços da Taça Jules Rimet, infanto-juvenil. Pará de Minas: Virtual Books, 2010, reeditado pela Edições Penninha, Belo Horizonte em 2014; Trindade (romance). Recife: Fundação Cultural-FUMC, 2012; O amante imaginário (contos). Belo Horizonte: Código Editora, 2012; L’Amante Immaginario (conto). Castrovillari (Italia); Edizioni Magnoliarte, 2017.

Do site: Idea Casa de Cultura

(31) 3309 1524
info@ideacultura.com.br
www.ideacultura.com.br

Nenhum texto alternativo automático disponível.

 

Galeria | Esse post foi publicado em Contos/crônicas, Eventos, literatura, Livros, Pessoal. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s